Estudo Básico de Espiritismo

·          Estudo metódico, contínuo e sério com programação fundamentada na Codificação Espírita.

·          Programa anual, de 40 aulas, que apresenta as vertentes científica, filosófica e religiosa da Doutrina.

·          Público-alvo: todos os que pretendam saber o que é o Espiritismo nos seus aspectos fundamentais.

·          O curso decorre todas as 4ªs feiras de Outubro a Junho entre as 19h30 e as 21h00.

·          As inscrições devem ser feitas previamente, através da ficha no verso desta folha.

 

Estudo do Evangelho

·          As explicações dos Espíritos Superiores sobre os ensinamentos que Jesus – Modelo e Guia da Humanidade – nos deixou há 2000 anos.

·          40 aulas programadas anualmente, fundamentadas na obra “O Evangelho segundo o Espiritismo”.

·          Público-alvo: trabalhadores e frequentadores que desejem conhecer a obra referida.

·          Início em Outubro, aulas semanais, todas as 4ªs feiras, entre as 19h30 e as 21h00.

·          As inscrições devem ser feitas previamente, através da ficha no verso desta folha.

 

Estudo e Educação da Mediunidade

·          Conforme curso da FEB, apoiado nas obras codificadas por Allan Kardec e outras complementares.

·          Objectivo: estudo da prática mediúnica segundo o Espiritismo.

·          Destinatários: trabalhadores e participantes que pretendam aprofundar os seus conhecimentos doutrinários sobre mediunidade e que demonstrem possuir conhecimentos básicos da Doutrina Espírita.

·          Duração: 35 aulas, todas as 5ªs feiras entre as 19h00 e as 20h00, e das 20h30 às 21h30, durante o mínimo de 9 meses.

·          As inscrições devem ser feitas previamente, através da ficha no verso desta folha.

 

***

 

                «Lamentavelmente, não são poucas as pessoas que se acercam do Movimento Espírita, desinformadas, e pretendem submeter a Doutrina ao talante das suas opiniões, teimando por fazê-la parecer equacionador mágico de problemas secundários, que a cada um cumpre solucionar, ou à cata de prodígios, ou sustentado por superstições e quejandos... Negam-se ao estudo sistemático do Espiritismo, preferindo leituras rápidas, nas quais não se aprofundam, mesmo quando lêem, dizendo-se decepcionadas com facilidade leviana, apressadas apenas pelas cogitações socioeconómicas e materiais de outros géneros.

 

                O Espiritismo, graças ao seu tríplice aspecto, atende a todos os tipos de necessidade do homem terreno, oferecendo campo de reflexões e respostas em todas as áreas do conhecimento. Numa síntese perfeita, as facetas, sob as quais se revela, abrangem o campo da investigação científica, projectando luz nas causas das problemáticas e dirimindo suposições e sofismas em torno do milagre, do desconhecido, do sobrenatural, que passam a ocupar os lugares próprios.

 

                Sua sonda vem sendo aprofundada, desde Allan Kardec, na génese das realidades humanas e nas causas espirituais da vida, contribuindo eficazmente para a eliminação dos mitos e tabus contra os quais luta a ciência, verdadeiro coadjutor desta, que nele encontra a razão fundamental de que necessita. Ao mesmo tempo, o seu conteúdo filosófico sustenta o edifício de uma lógica irretorquível, decorrência natural dos factos examinados, em proposições vigorosas, possuindo conteúdo idealista insuperável. Como efeito imediato, a sua ética se estrutura na moral do Cristo e dos Seus apóstolos, sendo religião de amor e caridade, que a fé racional sustenta e conduz.

 

                Separá-lo de qualquer uma das suas faces é o mesmo que o desfigurar, não obstante possa ser vivenciado conforme a capacidade e evolução de cada um, que afina com este ou aquele ângulo, sem prejuízo das demais partes, que lhe formam o corpo doutrinal, harmónico e completo.»

Bezerra de Menezes, in Nas fronteiras da loucura, Manoel P. de Miranda - Divaldo P. Franco

 

Faça o download da ficha de inscrição aqui. (documento em formato Word.)